Entre em contato conosco

Música

Letra inédita de Renato Russo é gravada pelo Urbana Legion no lendário apartamento em que o poeta viveu

Publicado

on

arte

 

Há algumas semanas, nós divulgamos que uma letra inédita de Renato Russo iria ganhar vida. E foi exatamente isso que aconteceu. Muita gente nos mandou mensagens perguntando sobre o assunto, e agora, trazemos na integra uma reportagem sobre essa pérola deixada por Renato Russo, através de uma entrevista que fizemos com o Egypicio, vocalista do grupo Urbana Legion.

“Apóstolo São João”, é, na verdade, uma letra intacta até então que Renato Russo deixou em seu apartamento, na qual o seu filho Giuliano Manfredini conseguiu resgatar. Giuliano como havia junto a Legião Urbana Produções, autorizado que o Urbana Legion realizasse seus tributos, resolveu entregar a letra para o grupo, que inicialmente era apenas isso, uma letra de música. O grupo criou a melodia, os arranjos e a gravou no lendário apartamento em que Renato viveu durante muito tempo.

Neste apartamento em que Renato viveu seus últimos momentos, não foi encontrado somente a letra de “Apóstolo São João”, mas também outras letras, peças de teatro, roteiros de filmes, livros, quadros pintados, entre outras coisas mais que se encontraria na casa de um gênio. No clipe que você verá a baixo, irá perceber a presença de Renato.

“Tudo lembra ele lá, o apto ficou intacto e só mantido limpo por todo esse tempo… Por onde você anda lá dentro você sente a presença e o bem estar dele”, comentou Egypicio sobre o AP.

Não temos essa informação, mas a crítica que fica é que o Urbana Legion faz tributos ao vocalista Renato Russo sem deixar de expressar seu DNA. Em “Apóstolo São João”, é evidente que o grupo tentou destacar as características mais marcantes da proposta do Legião em relação aos arranjos e harmonias, transparecendo a influência de SERÁ e QUASE SEM QUERER, músicas clássicas do Legião Urbana.

 

 

Fique por dentro (Entrevista com Egypicio sobre a banda Urbana Legion)

 

Como a banda se formou? Quais foram os primeiros passos após a formação do grupo?

A banda se formou sem pretensão nenhuma após uma conversa minha e do Marcão em seu estúdio Electrosound em Santos, descobrimos que tínhamos uma paixão em comum, o poeta e líder da Legião Urbana – Renato Russo. Nós queríamos resgatar uma fase muito importante da banda na qual nos influenciou e nos fez querer ter bandas, que é a fase anos 80 (1984 a 1990), começamos os ensaios e marcamos um show em São Paulo com a rádio rock e gravamos a versão de Tempo Perdido que tocou em todo Brasil, de lá pra cá vieram convites para shows e festivais.

 

Gostaria que vocês falassem um pouco sobre a banda, e os maiores desafios em fazer covers das legendárias músicas de Renato Russo.

A banda tem uma química incrível, desde o primeiro ensaio notamos isso, nossas versões são feitas com todo respeito em manter a originalidade dos arranjos sem descaracteriza-las, mais é claro que também colocamos nossa identidade e DNA nas músicas.

 

Que vocês têm essa vontade de montar a banda em homenagem a Renato é antiga, isso está bem claro, mas é verdade que isso só tornou real agora por causa da atual situação sócio-política em que o Brasil se encontra?

Não, essa informação não procede, criamos o projeto por sermos fãs e poder levar um repertório tão genial e atual a essa nova geração.

 

Existem muitas bandas pelo Brasil afora que fazem homenagens a Renato Russo. Nesse contexto, qual o diferencial do Urbana Legion em relação a essas outras bandas?

Talvez por já termos nossas carreiras consagradas há mais de 20 anos de estrada (Tihuana / CBjr) juntos tocando uma paixão nacional como Renato Russo, causa uma certa curiosidade no público.

 

 

 

 

 

Idealizador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Viciadíssimo em música brasileira. Apaixonado pelo Brasil e pelos seus grandes artistas.

Continuar Lendo
Clique aqui para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2020 | Customizado por Auditore Ideias Estratégicas