Entre em contato conosco

Música

Conheça o reggae raiz da banda GueTTo Ruuts [ENTREVISTA]

Publicado

on

 

Formado em setembro de 2014, o grupo GueTTo Ruuts tem como principal influência sonora Reggae, Hip-Hop, RAP e música brasileira. Com letras de conscientização, protesto, problemas que afetem o cotidiano da periferia, mas também falando de amor, alegria e agradecimento. A banda lançou o primeiro EP, intitulado DAMOS GRAÇAS, com 5 faixas. E junto com o EP, dois vídeos clipes da faixa RESPEITO  e DAMOS GRAÇAS.

GueTTo Ruuts é composto pelos integrantes Tiago Silva & Júnior Zyon. A produção é totalmente independente, e o primeiro EP foi gravado, mixado e masterizado na Fábrica Studio.

“Acreditamos na música em geral e no grande poder que ela tem de transformação. Essa é a principal motivação para darmos continuidade ao nosso trabalho, desde então estamos buscando espaços para se apresentar levando a mensagem de boa música para que ela seja compartilhada e nos faça elevar”.

 

Abaixo, veja uma entrevista que fizemos com a banda.

 

Clique aqui para ouvir o EP completo.

 

Vocês foram influenciados pelo Reggae, HiP-HOP, RAP e música brasileira. Como vocês trabalham esses ritmos dentro do som da banda?

Tiago Silva : Por naturalidade e por sermos adolescentes dos anos 90 da periferia de são Paulo onde naquela década o RAP era musica numero 1 nas comunidades

essa influencia já está enraizada em nós. As influencias do reggae vieram um pouco mais tarde final dos anos 90 com um pouco mais de consciência atraidos pelas letras e ritimo de espiritualidade

que o reggae tem. Musica brasileira não tem jeito de não ter incluencia qualquer um que faça musica no brasil está influenciado por esse ritmo. A gente trabalha de uma forma muito natural tudo isso

é percebido em nossas instrumentais e levada o feeling do Hip Hop principalmente nos timbres da batidas com as letras e harmonia musical levadas mais pro lado do reggae com as misturas persuasivas a gente acredita fazer o som com essas influencias

 

Vocês fazem críticas sociais, mas também falam de amor. Como chegaram nessa temática? O que os influencia para falar desses assuntos?

Tiago Silva : A temática é do dia a dia reflexão sabe ao mesmo tempo que voce está vendo um problema social ali de repente um mano querido seu se degradando e você sente vontade de colocar aquilo no papel e depois musicar.

Também tem momentos em que você vê demonstrações de amor e te da vontade também de falar sobre tal. Principalmente de amor uma coisa escassa nos dias de hoje no semblante e na vida de muitos. A influencia sempre é do dia a dia isso nos inspira. O amor salva !

 

Como foi a recepção do público com o lançamento do primeiro EP de vocês?

Tiago Silva :A recepção pra nós foi a melhor possivel hoje com a internet voce consegue um feedback real e instantaneo. Então tem uma galera apoiando e demonstrando apreço pelo trabalho e

temos recebidos muitos convites para essa tour 2018 intitulada Damos Graças que também é o nome do nosso EP.

Estamos conquistando espaço chegando no interior litoral que é uma coisa nova pra nós e onde a gente tem se apresentado tem fluido a vibe estamos muito felizes com a aceitação.

 

Como Duo, como é a parte de execução das músicas? Quais instrumentos usam e como é essa relação?

Tiago Silva: As musicas são produzidas por nós mesmo em nosso studio @fabricastudiooriginal e isso nos dá um versatilidade na hora da execução nós temos trabalhando tanto com Dj e MC e em alguns lugares vamos com banda de apoio se adequando e isso nos dá a oportunidade

de lever o show tanto em lugares com banda ou cantando com Dj em cima do instrumental. E legal e como já dizemos temos essa influencia do rap e conseguimos fazer essas duas formações no palco. versatilidade no palco é uma grande arma nossa pra poder fechar shows hoje em dia.

 

Como é para vocês trabalharem na cena independente?

Tiago Silva : Trabalhar na cena independente e sempre mais dificil voce não tem todo o apoio de uma gravadora ou produtora que faz toda a diferença então você mesmo faz o som voce mesmo faz o corre dos clipes voce vende o show tem que ser multi tarefa pra poder andar. Mas não é só coisa ruim uma vantagem de trabalhar independente e que voce faz a coisa mais livre também sem ninguem te dizendo ou tentando levar sua musica pra um lado mais comercial que dependendo do artista não vale a pena. Temos feito um Bom trabalho conseguimos chegar com a nossa musica Damos graças ao programa encontro das tribos da 105fm a musica ta batendo forte lá.

 

Tem alguma história ou curiosidade interessante que envolva a banda?

Nós fomos contratados pra fazer um show em um sitio uma vez. e choveu muito no final de semana chegando la encostamos o transporte em um lugar o mesmo atolou fizemos o show foi muita vibe depois na hora de vir embora quem disse que a van saia do lugar ? rs foi uma noite de perrengue espera ate o outro dia pro barro secar e poder retirar a van e ir embora histórias marcantes que nos provam o quanto é grande em nós esse amor pela musica ! 

 

Fiquem à vontade para falar o que quiserem

Salve familia somos GueTTo RuuTs grupo paulistano que vem ganhando espaço no cenário underground reggae falaremos um pouco mais do nosso trabalho aqui pra revista arte brasileira

lançamos o EP damos Graças em outubro de 2017 a musica que da nome ao EP está na programação do encontro das tribos na 105fm. Obrigado a todos que fortalecem jah bless!

 

 

 

 

 

Idealizador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Viciadíssimo em música brasileira. Apaixonado pelo Brasil e pelos seus grandes artistas.

Continuar Lendo
Clique aqui para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2020 | Customizado por Auditore Ideias Estratégicas