Com apenas 7 anos de idade, escritor bilíngue lança livro em evento literário no Brasil

 

O mais jovem escritor bilíngue, vencedor do prêmio NASA Contest 2017 na categoria Mérito Literário, João Paulo Guerra Barrera, de 7 anos, é uma das atrações confirmadas para a 13ª edição do Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, o Flipoços onde lançará o livro MORANDO NO ESPAÇO - LIVING IN SPACE no dia 05 de maio às 15h na Arena Cultural. A entrada é gratuita.

Apaixonado por ciências e tecnologia, o menino prodígio lançou o primeiro livro NO MUNDO DA LUA E DOS PLANETAS aos seis anos e um ano mais tarde, foi o brasileiro do ano na Categoria Educação, pela revista IstoÉ 2017, além de ter recebido o título de embaixador da NASA Science Days Brasil durante um evento realizado pela Agência Espacial Americana (NASA) com objetivo de estimular o interesse de crianças e adolescentes pelo espaço e por ciências e tecnologia. Ele disputou o prêmio com outras 6 mil crianças.

Este será o primeiro festival literário que o jovem participa no Brasil. Para a curadora, Gisele Corrêa Ferreira, trazê-lo mostra ainda mais a importância dos encontros e do incentivo à leitura. “O Flipoços tem o compromisso de estimular a leitura desde a primeira infância, e para isso trabalhamos junto às escolas e entidades para trazer crianças e jovens ao evento. Quando o amigo Luis Antonio Torelli, da Editora Trilha Educacional sugeriu que o João viesse ao Flipoços, ficamos honrados, pois vem de encontro com o que buscamos que é estimular as crianças e jovens ao mundo dos livros. A vinda do João em Poços será um marco para ele, que vai inaugurar no Brasil sua participação em festas literárias e para nós que vamos oferecer às nossas crianças e jovens um exemplo de criança, que viu na literatura a porta de entrada para o seu futuro de sucesso”, enfatiza.

 

Sobre o livro “Morando no Espaço – Living in Space”

A obra bilíngue foi lançada no Brasil neste ano e conta a história de três amigos – Mike, Maria e Toreno – que querem construir uma estação espacial. Juntos, eles decidem buscar ajuda em um centro de pesquisas da NASA, que fica no EUA. No local, conhecem Dr. Inteligente, que lhes orienta sobre vários assuntos ligados ao espaço e oferece uma lista com tudo que queriam que levar para construir a estação. Nela, 185 pessoas de diversas nacionalidades e profissões, além de alguns animais. É aí que a aventura ganha corpo. O restante? Só lendo o livro para conhecer.

 

(Texto da assessoria de imprensa)