Entre em contato conosco

Álbum

[ENTREVISTA] Cantora Hanna lança segundo volume de álbum em tributo à João Gilberto

Matheus Luzi

Publicado

on

(Capa do álbum)

 

O álbum “O amor é Bossa Bova – Homenagem a João Gilberto, lançado por Hanna em 2015 foi um sucesso. Com o trabalho, a cantora recebeu indicações ao Grammy Latino e ao Prêmio da Música Brasileira.

Com novas roupagens e novas releituras, a intérprete de aclamada carreira internacional, está lançando agora o segundo volume deste álbum em homenagem ao pai da Bossa Nova.

“Chega de Saudade” e “Bim Bom”, inclusive, foram autorizadas pelo próprio João Gilberto pouco antes de sua morte.

Esse trabalho não poderia passar despercebido. Por isso entrevistamos Hanna. Confira:

 

 

Como conheceu a obra de João Gilberto?

Canto a Bossa Nova do João desde bem pequena, eu com 9 anos de idade já cantava em casa acompanhada de um violão com a batidinha do João Gilberto, por isso a Bossa Nova eu amo muito. Faz parte da minha vida, quando eu estava em Paris e fiz Show num Clube de Jazz e selecionei muitos clássicos da Bossa Nova, fiquei encantada com a voz suave de João Gilberto, a forma de cantar baixinho fiz uma versão francesa para a música “Corcovado” de Tom Jobim. Assim conheci João Gilberto cantando sua obra no mundo.

 

Achei muito delicado os arranjos do álbum, o que até trouxe outros ares as canções…

Procurei arranjos com arranjos sublimes, a Bossa Nova ela é um ritmo muito delicado, e pede arranjos bem suaves como estão no CD. João Gilberto está encantado com esta homenagem. Ele mesmo disse pra mim que acha lindo o meu nome e que eu sou Perfeita. Isso me deixou muito emocionada.

 

A sua voz é um doce, e combinou muito bem com as obras de João.

Obrigada pelo lindo elogio. Eu interpreto a Bossa Nova bem suave. Voz sem vibrato. Na verdade, eu nem canto, eu susurro. Houve algo muito lindo nesse álbum. Quando eu estava gravando o CD, eu sonhei que o CD já estava pronto. Então eu colocava ele no som para ouvir….daí tocou a música “Chega de Saudade” então o arranjo do sonho era bem diferente do arranjo que eu havia gravado… Eu tinha gravado “Chega de Saudade” muito lenta em forma de lamento…..e no sonho era na batidinha do violão do João com um Sax….era só isso…e eu cantava igualzinho ao João…então eu regravei igualzinho ao arranjo do sonho….e no final do sonho eu ouvia a voz do João Gilberto dizendo pra mim…..HANNA canta suave “Chega de Saudade”… Depois desse sonho eu regravei igualzinho ao arranjo do sonho e bem suave conforme a dica de João Gilberto.

 

O que você vê de diferente neste segundo volume em relação ao primeiro? 

O amor é Bossa Nova Vol. 1, havia algumas músicas com coro…o que fugia da origem da Bossa Nova…nesse álbum está mais fiel a João Gilberto. João Mesmo me disse HANNA você é perfeita.

 

No primeiro volume desse trabalho, você recebeu até mesmo indicações ao Grammy Latino e ao Prêmio da Música Brasileira. Pelo o que vi, o segundo volume vai seguir o mesmo caminho [RISOS].

Sim, seguirá o mesmo caminho. Já enviei ao Grammy Latino e também ao Prêmio da Música Brasileira. Agora eu torcendo para que ele seja premiado. Viva a Bossa Nova.

 

Gostaria de saber como foi o processo de escolha do repertório.

Procurei ser muito fiel ao repertório de João Gilberto. Gravei todo o repertório do João. São 23 clássicos da Bossa Nova eternizados pelo Mestre João Gilberto pelo mundo, como “Eu vim da Bahia”, “Aquarela do Brasil”, “Bim Bom”, “Falsa Baiana”, “Eu quero um samba”, dentre muitas outras.

 

Como um todo, qual o grau de satisfação seu pessoal e profissional em relação a este álbum? Como você o enxerga?

Para mim esse álbum é a realização de um sonho. Tenho muito orgulho do resultado. O repertório foi escolhido com muita emoção. Foi realizado com muito amor, porque realmente O amor é Bossa Nova. A minha Grande Vitória é ter nesse álbum duas músicas de autoria de João Gilberto.

 

Você tem alguma(s) história(s) ou curiosidade(s) para nos contar?

Sim. Quando ainda estava gravando o CD eu já havia gravado a música “Chega de Saudade” num lamento… Bem lenta… Quando numa noite sonhei que o CD já estava pronto e coloquei ele no som para ouvir… E quando tocou era a música “Chega de Saudade” no ritmo tradicional de Bossa Nova… Eu cantando igualzinho a João Gilberto… No violão com a batidinha de João Gilberto eu cantando baixinho. No final eu escutava a voz de João Gilberto falando HANNA canta “Chega de Saudade” com suavidade. Esse sonho me fez retirar o CD a gravação lenta que eu já havia gravado e gravar a música conforme o arranjo do sonho e cantando bem “Suave” conforme a dica do Homenageado João Gilberto. Em sonho ele me disse tudo. Bonito isso.

 

Fique à vontade para falar algo que eu não perguntei e que você gostaria de ter dito.

Gostaria de dizer que João Gilberto está muito feliz com essa homenagem que estou fazendo a ele. João Gilberto me disse HANNA, além do seu nome é lindo… Você é linda e muito mais além de ser perfeita.  Do jeito que João é perfeccionista! Eu estou muito feliz.

 

 

 

 

 

Idealizador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Viciadíssimo em música brasileira. Apaixonado pelo Brasil e pelos seus grandes artistas.

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.