Canal Curta estreia série de documentários sobre a fotografia na visão de fotógrafos contemporâneos

 

Quais as imagens mais emblemáticas da história da fotografia no Brasil? Quem eram os fotógrafos que as criaram? O que elas representam nos dias de hoje? Para responder estas perguntas, a série de televisão “Instantes Cruzados”, que estreia no Canal Curta, no dia 12 de junho, 23h30min, vai apresentar algumas fotos paradigmáticas que compõem um interessante acervo sobre a história desta arte no país e oferece uma releitura pelo olhar de fotógrafos contemporâneos.

A cada episódio o fotógrafo e antropólogo Milton Guran, apresentador da série, convida um fotógrafo contemporâneo consagrado a fazer uma imagem que dialogue com uma imagem que tenha marcado a história da fotografia no país. Partindo de uma imagem célebre o programa revela mais sobre a obra do autor original da imagem.  Em seguida, os convidados terão que enfrentar um desafio: transpor para os nossos dias o essencial do que foi representado na imagem de referência.

Para tanto, os convidados terão que mergulhar nos segredos da velha arte fotográfica, redescobrir a importância de uma paisagem, visitar uma técnica anciã, reviver a história e o drama dos personagens originais e outras peripécias. Entre erros e acertos, o resultado final é sempre surpreendente. A cada episódio, passado e presente se conectam em uma nova obra, uma foto produzida especialmente para o programa, cruzando olhares e instantes, congelados entre duas épocas diferentes.   “Instantes Cruzados faz um passeio pela trajetória da fotografia no Brasil, refazendo essa história nos dias de hoje,  ao mesmo tempo em que fala do fazer fotográfico e da sua linguagem. Isso é muito bom porque ajuda a gente a mergulhar mais fundo  na magia da foto", diz o curador Milton Guran.

 

Episódio 1

A força do Fotojornalismo

Fotografia: Evandro Teixeira

Fotógrafa convidada: Marcia Foletto

Sinopse: Neste episódio, Milton Guran vai falar sobre a força do fotojornalismo no Brasil e o impacto que ele traz para a sociedade, através do trabalho de Evandro Teixeira, jornalista que trabalha a fotografia como um ato político de indagação e denúncia do que acontece no país. Marcia Foletto, fotojornalista há 27 anos, é a convidada para dialogar sobre este tema, propondo imagens que representem o engajamento político nos dias de hoje.

 

Episódio 2

Os limites de uma câmera

Fotografia Zé Medeiros

Fotógrafo convidado: Roger Cipó

Sinopse: Um dos pioneiros da fotorreportagem na imprensa brasileira foi Zé Medeiros, revolucionou a estética da fotografia no Brasil, mas acabou marcado por uma polêmica reportagem da revista Cruzeiro sobre o candomblé. Para dialogar com o trabalho de Medeiros, o convidado deste episódio é Roger Cipó, fotógrafo pesquisador, educador social, filho de santo, que tem como principal tema a identidade negra e a resistência contra a intolerância religiosa e racismo.

 

 

Episódio 3

A Invasão dos daguerreotipistas

Fotografia de Louis Compte

Fotógrafo convidado: Francisco Moreira da Costa

Sinopse: Em 1839, a França anunciou para o mundo a invenção da daguerreotipia, primeiro processo fotográfico comercializado. Louis Compte fotografou os primeiros daguerreótipos do Brasil no ano seguinte, com fotos do Rio de Janeiro. Chico da Costa, um dos principais daguerreotipistas na atualidade, é o convidado deste episódio, onde ele debaterá com Milton Guran sobre as transformações visuais da paisagem no país.

 

 

Episódio 4

O cronista Malta

Fotografia de Augusto Malta

Fotógrafo atual: Luiz Baltar

Sinopse: O primeiro fotógrafo oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro foi Augusto Malta, que registrou a vida e a paisagem em transformação da cidade em mais de 20 mil fotos. Para dialogar com o trabalho de Malta, o convidado deste episódio é Luiz Baltar, fotógrafo ativista e crítico, que em seu cotidiano registra as transformações atuais da mesma cidade nos últimos anos.

  

 

Episódio 5

A fotografia e a realidade

Fotografia de Valério Vieira

Fotógrafa convidada: Helenbar (Helena de Barros)

Sinopse: No final do século XIX surgiu à fotomontagem, um método artístico que abriu caminho para uma nova forma de pensar juntando imagens, misturando ideias, e criando significados. Valério Vieira foi um dos primeiros a trabalhar com esta técnica no Brasil. Helenbar é a artista convidada para investigar a evolução no processo de manipulação de imagens e produzir algo que resgate a importância da obra de Valério.

  

 

Episódio 6

Retratos da Escravidão

Fotografia de Christiano Jr

Fotógrafo convidado: João Roberto Ripper

Sinopse: Christiano Jr. foi um importante fotógrafo do Brasil no século XIX, que produziu no país a maior coleção de fotografias de escravos tiradas em estúdio. Para repensar as questões sociais e raciais na perspectiva atual, João Roberto Ripper, destacado fotógrafo militante contra a persistência do trabalho escravo no país, é o convidado desde episódio.

  

 

Episódio 7

Abrindo o panorama - Um novo Rio de Janeiro

Fotografia de Marc Ferrez

Coletivo convidado: Mão na lata

Sinopse: Marc Ferrez, um dos mais importantes fotógrafo brasileiro do século XIX, é conhecido por suas fotografias panorâmicas de paisagens do Rio de Janeiro e arredores, com câmeras especiais em negativos de grande formato, desenvolvendo uma técnica rara de resultados incríveis. Para dialogar com Marc Ferrez, os convidados deste episódio são o Coletivo Mão na Lata, grupo de jovens fotógrafos da Favela da Maré que trabalham com a mais primitiva das técnicas: pinhole.

  

 

Episódio 8

A Fotografia e a Revolução de Costumes

Fotografia Joel Maia

Fotógrafa convidada: Ana Carolina Fernandes

Sinopse: Com a explosão das revistas de reportagem fotográfica no mundo os mais diversos temas passam a ganhar imagens de página inteira. Neste contexto situações aparentemente banais ganham uma relevância descomunal. Este foi o caso da fotografia que Joel Maia fez de Leila Diniz grávida na praia. Para discutir a revolução dos costumes brasileiros e sua documentação fotográfica ao longo dos anos, a convidada deste episódio é Ana Carolina Fernandes.

  

 

SERVIÇO - INSTANTES CRUZADOS

SÉRIE DE TV – Canal Curta

Estreia: 12 de junho de 2018

Todas as terças-feiras, 23h30min, com reprises:

8 x 26 minutos

Apresentação: Milton Guran

Direção: Sérgio Bloch                 

Produção: Ocean Films

Exibição: Curta TV!  - canais 56 da NET, 132 na GVT, 76 na Oi TV, 664 na Vivo TV e 69 na Claro TV  -   http://canalcurta.tv.br/series/serie.aspx?serieid=557

 

(Textos da assessoria de imprensa)