Entre em contato conosco

Entrevista

[ENTREVISTA] Reverenciando os Bealtes, banda AL9 se destaca com músicas autorais ao estilo rock dos anos 50 e 60

Publicado

on

(Foto/Divulgação)

 

Beatles? Quase isso! A banda AL9, formada por Matheus Khouri (21) e Thiago Khouri (19) vem se destacando, tanto no Brasil quanto no exterior, por estarem levando músicas autorais que reverenciam a pegada da banda inglesa, e ao mesmo tempo, passeando pelo gingada do rock dos anos 1950 e 1960.

Os jovens já receberam mais de um milhão de visualizações nas plataformas digitais, com os singles “Quando Te Conheci”, “Amo Te Amar” e “Suas Loucuras”. Surpreendentemente, esses lançamentos foram elogiados por Geoff Emerick, engenheiro de som dos Beatles, levando vários fãs clubes da Beatles a falarem sobre a AL9.

.

OLHA QUE INTERESSANTE!

(Foto/Divulgação)

As apresentações da AL9 é uma viagem ao passado que deve ser preservado. Nos shows, os jovens tocam releituras de clássicos dos Beatles, Elvis Presley, Simon And Garfunkel, entre outros. Uma curiosidade é que eles tocam com instrumentos originais que a banda inglesa usava.

Matheus entra em cena sempre com uma guitarra Rickenbacker 325, a mesma guitarra usada por John Lennon enquanto Thiago toca com um baixo original alemão Höfner de 1967, mesma marca do baixo que Paul McCartney usava e usa até hoje.

 

FESTIVAIS E PARTICIPAÇÕES

(Foto/Divulgação)

Em 2018, o próprio Silvio Brito convidou os músicos para se apresentarem em seu programa, exibido pela Rede Vida. Considerada uma experiência marcante para a AL9, o programa recebeu lindas versões dos meninos para clássicos dos Beatles, além da apresentação do som autoral “Quando Te Conheci”. No ano seguinte, era a vez da AL9 lança o EP “Isso é AL9” que está sendo tocado em países como México, Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, El Salvador, Costa Rica, Guatemala, Espanha e outras.

Com o sucesso, a banda foi convidada a fazer cinco shows no Festival Abbey Road On The River, sediado no estado de Indiano, nos Estados Unidos. Festival que une as melhores bandas do mundo. Interessante saber que a lendária banda The Beach Boys já tocou no evento. Curiosamente, a AL9 foi a única banda brasileira que não é cover ou tributo de um grupo, a tocar no festival.

Em 2019 também, os garotos foram convidados para participar do S. Bárbara Rock Fest, em Santa Bárbara d´Oeste, SP, um dos maiores festivais de Rock no Brasil. Além da Banda AL9, Plebe Rude, Camisa de Vênus, Frejat e muitos outros tocaram.

 

 

 

A grande conexão entre vocês não é atoa. Como irmãos, como é a relação profissional de vocês? E os momentos de reflexão e criação sobre a banda?

Thiago Khouri: Nossa relação profissional é muito boa, ao contrário do que muitos pensam, a gente ser irmão só fortalece o trabalho ao invés de atrapalhar.

Matheus Khouri: Isso mesmo, e na parte de composições, um ajuda o outro, às vezes pegamos histórias que aconteceram com a gente, criamos histórias, às vezes escrevemos sobre nossos sonhos, ou até mesmo um vem com uma ideia de uma música, e terminamos juntos.

 

Ainda nessa pergunta. Desculpe minha curiosidade. Vocês tiveram alguma influência familiar? Foi assim que chegaram a serem amantes dos Beatles?

Matheus Khouri: Nossos pais sempre escutaram Rock, não só Beatles, mas várias bandas de Rock… E a gente sempre escutou Rock a vida inteira… E esse estilo, Elvis Presley, Beatles, foi o que a gente mais se identificou.

Thiago Khouri: e além disso, nosso pai toca guitarra, como um hobby, e foi ele que ensinou a gente a tocar guitarra. Primeiro ele ensinou o Matheus, aí eu acabei me interessando também, e também aprendi.

 

Como já toquei no assunto, vamos lá. Vocês “estão no mundo dos Beatles”. Tocam instrumentos que eles mesmos tocaram, foram elogiados por um engenheiro de som que trabalhou com eles, e até estão sendo comentados por aí nos clubes de fãs da banda britânica.

Thiago Khouri: Achamos muito legal a repercussão que está tendo com os fãs dos Beatles, a gente não esperava essa reação do pessoal compartilhando, comentando. E um ponto que eu acho que chama muita atenção é o fato de sermos jovens e estarmos compondo esse estilo hoje em dia, diferente de tudo que as pessoas estão acostumadas a ouvir.

Matheus Khouri: E quanto ao Geoff Emerick, que foi o engenheiro de som dos Beatles, acho que o que chamou atenção dele foi exatamente isso, jovens fazendo músicas autorais nessa pegada, porque é bem diferente de pegar uma banda fazendo covers dos Beatles, isso tem várias por aí, é legal, mas é outra proposta… Então, a gente acha que é isso que está chamando atenção, músicas autorais nessa pegada anos 50, 60, em 2019.

 

 

Com os primeiros lançamentos, vocês ganharam notoriedade no meio digital, e até mesmo nos palcos, sendo convidados  para programas de televisão do Brasil e para festivais internacionais.

Matheus Khouri: Então, muitas pessoas comentam com a gente sobre isso, e não fizemos nada diferente, apenas compusermos algumas músicas, e lançamos e começou a surgir resultado, o que é muito bom!

Thiago Khouri: E a gente não esperava tudo isso, a gente simplesmente gosta de compor, de fazer música, e como o Matheus falou, fizemos isso e postamos na Internet, e estão vindo muitos resultados, programas de televisão, festivais até fora do Brasil, e nossas músicas autorais estão tocando em rádios no mundo inteiro, como na Espanha, México, Brasil, Chile, Argentina, Costa Rica, El Salvador, Colômbia, Guatemala, e muitos outros. Acho que isso que é mais importante, fazer o que gosta e o sucesso é uma consequência.

 

Como foi a experiência de tocar fora do Brasil?

Matheus Khouri: foi ótima, uma experiência bem diferente, interagir com público, tudo em inglês, para quem não tá acostumado, é bem diferente e o pessoal lá recebeu a gente muito bem, adoraram nossos shows, tiveram pessoas até que vinham falar com a gente dizendo que fomos a melhor banda do festival, dizendo que temos a energia dos Beatles ao vivo.

Thiago Khouri: e o que chamou atenção lá também, foi o fato de sermos jovens, a maioria das bandas eram de pessoas mais velhas, então isso acabou sendo um diferencial também.

 

E agora, em 2019, vocês tocaram com feras como Camisa de Vênus, Plebe Rude, Frejat, entre outros. Como foi esse momento?

Thiago Khouri: Tocar no S. Bárbara Rock Fest foi uma das melhores experiências que tivermos até hoje, não só por estar dividindo o palco com grandes nomes do Rock nacional, mas sim pela interação com o público, foi demais.

Matheus Khouri: foi muito bom, a gente podia ver toda a galera cantando e dançando músicas que fizemos no nosso quarto, e isso não tem preço… Já queremos voltar para a região de Santa Bárbara d’Oeste.

 

 

Falem um pouco dos novos lançamentos de vocês.

Thiago Khouri: bom, no dia primeiro de Outubro, vamos lançar o clipe de uma das músicas do nosso primeiro EP, que não vou revelar agora, surpresa (risos), estamos muito ansiosos para esse clipe, achamos que todos vão gostar.

Matheus Khouri: Também fomos confirmados ano que vem no Abbey Road On The River nos Estados Unidos, e estamos em contato com outros festivais no exterior. Além de tudo isso, provavelmente vamos relançar algumas músicas dos anos 50, nas nossas versões.

 

Vocês tem alguma(s) história(s) ou curiosidade(s) interessante(s) para nos contar?

Matheus Khouri: Nossa, temos muitas histórias, como por exemplo, quando fomos convidados para o programa do Silvio Brito, Silvio Brito em Família, na Rede Vida, um dia antes meu telefone toca, quando eu fui atender é o próprio Silvio Brito, ele queria saber qual das nossas músicas a gente ia tocar no programa, então tive que ficar cantando Acapella no telefone as nossas músicas, e o pior era o Thiago rindo do meu lado (risos), e além disso, na mesma ligação ele me pede para a gente fazer um Pot-pourri com músicas dos Beatles, ficamos a noite inteira ensaiando isso para o dia seguinte gravar o programa, mas valeu muito a pena!

Thiago Khouri: E também uma curiosidade que poucas pessoas sabem, é sobre a música “Suas Loucuras”, que fala de praia e não moramos em cidade de praia, e muitas pessoas nos perguntam que história é essa. Escrevemos essa música quando estávamos em Boca Raton, na Florida nos Estado Unidos, uma cidade de praia, e na praia conhecemos umas garotas que eram exatamente como a gente fala nas músicas, ficar na praia e mais nada (risos).

Matheus Khouri: Falando sobre nossas músicas, nem todos sabem que temos nosso próprio estúdio, AL9 Studios, todas nossas músicas são gravadas lá.

Thiago Khouri: E recentemente, demos entrevistas para rádios fora do Brasil em inglês, e até em espanhol, foi muito legal, um experiência única.

 

 

Redes sociais da Banda AL9:

Instagram: www.instagram.com/BandaAL9Oficial

YouTube: www.youtube.com/BandaAL9

Facebook: www.facebook.com/BandaAL9

Spotify: https://spoti.fi/2OMeClc

 

 

 

 

 

 

Idealizador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Viciadíssimo em música brasileira. Apaixonado pelo Brasil e pelos seus grandes artistas.

Copyright © 2020 | Customizado por Auditore Ideias Estratégicas