Entre em contato conosco

Artes Plásticas

Artista plástica Sueli Dabus apresenta recente série de pinturas inspiradas na música

Matheus Luzi

Publicado

on

 

Para o jornalista e crítico de arte Oscar D’Ambrósio, “a música é uma das expressões artísticas mais ricas em nuances pelas múltiplas possibilidades que oferece. Quando uma artista visual se debruça sobre essas possibilidades, o resultado não poderia ser menos que maravilhoso. O que entra em jogo é justamente o diálogo entre diferentes instâncias criativas”, analisa.

É exatamente essa pluralidade de interpretações que a artista plástica paulista Sueli Dabus imprime em cada uma das obras de sua série, “Músicos”, inspirada no universo da musicalidade clássica e contemporânea.

A mescla da intensidade das cores com a alteração das formas, típica do impressionismo, e a construção de atmosferas próximas deste movimento enriquecem a maneira como a artista Sueli Dabus trabalha o tema, repleto de possibilidades de interpretação, pois cada obra abre um portal para diferentes leituras.

 

 

Para compor esta série a pintora introduziu estudos e pesquisas acerca do assunto em seu processo criativo.

O estilo da artista se caracteriza pela maneira peculiar como enxerga o tema, valorizando as sensações. “As emoções são aliadas à técnica para criar uma linguagem em que o predominante é a emotividade. A música é vista como uma maneira de gerar climas em que o espectador se envolve”, descreve D’Ambrosio.

Dessa forma, Sueli Dabus consegue resultados em que o ato do pensar e do fazer se associam. Cada maestro, música ou grupo de intérpretes transmite o instante em que, por meio da arte, passam a ser outras pessoas. Assim, música e quadros mantém seu mágico poder de transformação. “Surge assim uma linguagem intensa em sua delicadeza”, conclui D’Ambrosio.

*Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

 

 

Sobre Sueli Dabus

Artista plástica formada pela Unesp – Universidade Estadual Paulista (Bauru), Sueli Maria Delai Dabus percebeu sua vocação para as artes ainda na infância, quando começou a desenhar e pintar.

A inclinação artística foi se intensificando ao longo do tempo e aperfeiçoada em cursos com grandes mestres da pintura, dando origem a uma carreira de 47 anos, com mais de 3 mil obras produzidas.

 

 

Idealizador e editor da Arte Brasileira. Jornalista por formação e amor. Viciadíssimo em música brasileira. Apaixonado pelo Brasil e pelos seus grandes artistas.

Continuar Lendo
Clique aqui para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2017 Zox News Theme. Theme by MVP Themes, powered by WordPress.